Conheça os 10 melhores sítios do mundo para observar estrelas, segundo o Instagram

Para quem aprecia um céu repleto de estrelas, a Area52 analisou, através do Instagram, os destinos mais populares do Mundo para explorar o céu noturno em 2021, tendo por referência as hashtags na rede social bem como o volume de pesquisa global no Google para descobrir os 10 melhores lugares para observar as estrelas. São eles:

1º Sedona, EUA

O mais instagrâmico a nível mundial, com 2744 mil hashtags e 304 mil pesquisas, esta cidade do deserto do Arizona é cercada por formações surreais de rocha vermelha, paredes de canyon íngremes e florestas exuberantes, ideal para observar estrelas em praticamente todas as épocas do ano – exceto em julho e agosto, quando o céu não está normalmente claro.

2º Kiruna, Suécia

No segundo posto está a cidade sueca de Kiruna, com 220 mil hashtags, que seduz os visitantes com imagens de auroras boreais ou as luzes do Norte de sonho. Recomendável viajar à Lapónia entre setembro e março.

3º Pic du Midi, França

A 2877 metros acima do nível do mar, o cume do Pic du Midi fecha o pódio com o famoso observatório Pic du Midi ou o gigantesco telescópio Bernard Lyot. A melhor época de visita é entre maio e outubro.

4º La Fortuna, Costa Rica

Situada perto do vulcão Arenal e a cachoeira La Fortuna, esta cidade no norte da Costa Rica é ideal para os amantes de astronomia. As Nuvens de Magalhães, em noites claras, é um espetáculo inesquecível. Visite de dezembro a abril

5º Parque Nacional Kruger, África do Sul

Ótimo local para explorar os cinco Grandes celestiais – a Nebulosa Coalsack, o sistema estelar Eta Argus, Omega Centauri, as Plêiades do Sul e a Via Láctea do Sul. A melhor época para visitar o Parque Nacional Kruger é de maio a setembro.

6º Mont-Mégantic, Canadá

Escondido nos Apalaches, o parque nacional Mont-Mégantic é ideal para explorar a natureza mas também a Via Láctea, depois à poluição luminosa a zero. Planeie a sua viagem durante o Festival de Astronomia Popular – para uma rara oportunidade de explorar o céu noturno através do telescópio de 1,6 metros do Mont-Mégantic Observatory.

7º Cherry Springs State Park, EUA

O céu excecionalmente escuro do Cherry Springs State Park torna-o mais um local popular para observar as estrelas, com uma visão desobstruída de 360 ​​graus dos céus. Aberto o ano todo, Cherry Springs tem 60 a 85 noites por ano com condições ideais para ver a nebulosa Onega, a Via Láctea, a Galáxia de Andrômeda, a luz zodiacal, entre outros. Todos os anos, o parque recebe duas grandes festas de estrelas (Cherry Springs Star Party in June e Black Forest Star Party em setembro), que reúnem várias centenas de astrónomos. A melhor época para visitar é entre meados de setembro e outubro.

8º Zselic National Landscape Protection Area, Hungria

O Zselic Starry Sky Park na Zselic National Landscape Protection Area é um dos melhores locais para observação de estrelas na Europa Oriental devido ao seu céu escuro praticamente inalterado. Numa noite clara, a Galáxia do Triângulo é visível a olho nu. A melhor época para visitar é de junho a agosto.

9º Natural Bridges National Monument, EUA

O Parque Nacional de Pontes Naturais, no Utah, tornou-se o primeiro Parque Internacional Dark-Sky do mundo em 2007, o que permite aos visitantes observar até 15 mil estrelas. Em comparação, num ambiente urbano conseguimos ver cerca de 500 estrelas. A melhor época para visitar o parque é em abril e maio ou entre o final de setembro e outubro.

10º Mauna Kea, Estados Unidos

A atmosfera seca de Mauna Kea e o céu escuro quase imaculado são condições ideais para observar as estrelas. Os melhores meses são de abril a setembro.

Ler Mais


Comentários
Loading...