Combustíveis: vem aí um aumento acentuado dos preços. Saiba quanto vai pagar para atestar o depósito

A tendência de 2023 no que diz respeito aos combustíveis tem sido ascendente, tanto na gasolina 95 como no gasóleo. E esta segunda-feira não será diferente, uma vez que os preços dos combustíveis vão subir: “A evolução das cotações em euros aponta para uma valorização dos preços em 4 cêntimos por litro na gasolina 95 ao passo que o litro de gasóleo deverá aumentar 2 cêntimos”, indicou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Multinews’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “subida acentuada de 0,0343 euros na gasolina 95. O gasóleo registará uma subida acentuada de 0,0192 euros”, avançou outra fonte.

Esta será a terceira semana consecutiva de aumentos dos combustíveis. Assim, a partir de segundo-feira, encher um depósito com 60 litros de gasolina vai custar mais 2,4 euros. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo fica cerca de 1,2 euros mais cara.

As últimas semanas de 2022 tinham ficado marcadas pelo recuo no preço dos combustíveis, com gasolina e gasóleo já a serem vendidos a valores pré-guerra da Ucrânia, tendência que 2023 veio contrariar. Recorde-se que a 1 de janeiro último, o litro de gasolina situava-se em 1,607 euros por litro e deverá chegar, a partir desta segunda-feira, aos 1,701 euros. Já o litro de gasóleo, no mesmo período, passou de 1,602 para 1,632 euros.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,612 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,671 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo encontra-se na 20ª posição do ranking europeu.

Segundo dados europeus, tanto o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,771 e 1,697 euros, respetivamente.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas