Combustíveis: preços da gasolina 95 e gasóleo vão baixar na próxima semana. Saiba quanto vai pagar a menos para atestar o depósito

Vêm aí boas notícias para os condutores portugueses: os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana, embora ligeiramente: “a evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em um cêntimo por litro tanto na gasolina como no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência e reportam “uma subida de 0,0077 euros na gasolina e uma descida ‘acentuada’ de 0,0156 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Assim, desde o início do ano, já foram registadas 12 semanas de descida no que diz respeito à gasolina 95, contrariadas pelas 20 semanas de subida. Já no gasóleo, esta foi a 14ª queda desde janeiro, embora tenhamos de levar em conta as 17 subidas já registadas em 2022.

Em relação à gasolina 95 será a 10ª semana consecutiva a descer, segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). No caso do gasóleo, será a oitava. A gasolina já se encontra em valores anteriores à guerra na Ucrânia, embora o gasóleo ainda não tenha atingido esse patamar.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo valorizou 18 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 21 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 10,8 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina 95 são precisos mais 12,6 euros do que na primeira semana do ano.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 13ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 21ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,794 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,735 euros.

Ler Mais



loading...
Comentários
Loading...