Combustíveis: Descidas continuam esta semana

Segundo fonte do setor contactada pelo Automonitor, a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço do gasóleo e da gasolina até 3 cêntimos por litro, a partir de segunda-feira”.

As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “as quedas rondam os 0,0248 euros por litro, no caso do gasóleo, e 0,0210 euros por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou uma outra fonte.

Os preços dos combustíveis estão a descer há oito semanas consecutivas, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, o gasóleo desvalorizou 20 cêntimos por litro, enquanto que a gasolina recuou 25 cêntimos. Isto quer dizer que atestar um depósito com 60 litros de combustível está 15 euros mais barato desde o final de fevereiro.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,316 euros enquanto o do gasóleo vale 1,215 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio do gasóleo e da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a UE. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...