“Casa aberta”: Modalidade já está disponível para crianças com 12 anos ou mais e em qualquer centro de vacinação

A modalidade “casa aberta” passa a estar disponível a partir de hoje, para crianças a partir dos 12 anos, de acordo com um comunicado da task-force de vacinação, hoje divulgado.

“Informa-se que a modalidade “Casa Aberta” fica disponível, a partir de hoje, 23 de agosto, para todos os utentes com idade igual ou superior a 12 anos”, pode ler-se na mesma nota. Os horários da modalidade podem ser consultados aqui.

Segundo organismo, no âmbito das novas regras, para usufruir desta modalidade tem de tirar uma senha digital, através do portal do SNS, no próprio dia em que pretende ser vacinado.

Contudo, foi também hoje avançada uma novidade: “A partir de hoje, 23 de agosto, o utente poderá ser vacinado, através da modalidade “Casa Aberta”, em qualquer centro de vacinação, desde que recorra ao sistema de senha digital”, disse a task-force.

“O utente que se dirija, na modalidade “Casa Aberta”, ao centro de vacinação onde está inscrito ou reside, será inoculado com a vacina disponível nesse centro, cumprindo sempre com critérios definidos nas normas e orientações da DGS”, acrescenta.

Recorde-se que até então, os utentes vacinados através da “casa aberta” tinham de o fazer no centro de vacinação da sua área de residência, o que agora muda. “Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, recorda ainda o organismo.

Importa ressalvar que o número de senhas disponíveis está condicionado à disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação. Por esse motivo, segundo a task-force, antes de pedir a senha, o utente deve verificar no portal da afluência se o centro de vacinação pretendido tem o “semáforo verde”.

“Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista”, explica a task force em comunicado, lembrando que as segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

Ler Mais


Comentários
Loading...