Bruxelas aprova proibição de carros a gasóleo e gasolina a partir de 2035

A Comissão do Meio Ambiente (ENVI) do Parlamento Europeu aprovou na quarta-feira a proibição da venda de carros novos que emitem gases poluentes (gasolina e gasóleo) nos países membros da União Europeia ( UE) a partir de 2035, segundo o ‘El Mundo’.

O resultado da votação deve ser ratificado pelo plenário do Parlamento Europeu, onde as decisões tomadas pelos deputados que participam na Comissão não costumam ser alteradas.

Na votação, também foi tomada a decisão de proibir os carros novos que funcionam com e-fuels (combustíveis sintéticos que não são derivados do petróleo) como pretendiam marcas de supercarros como a Porsche.

Outra das alterações introduzidas é que os objetivos de redução de emissões que foram estabelecidos em 15% face a 2021, serão reduzidos em 20% para automóveis de passageiros em 2025 , enquanto para carrinhas e comerciais ligeiros continua a ser de 15%.

Mas as novidades não ficam por aí. Também foi aprovado que a partir de 2030, veículos que excedam os 123 gr/km de CO2 deixam de poder ser comercializados.

O que acabou por não avançar foi o estabelecimento de limites intermediários de emissão mais restritivos em 2027 e 2030 , dando maior flexibilidade ao setor automobilístico para reduzir as emissões.

Estas duas secções, propostas por ambientalistas, foram rejeitadas por causa dos votos dos deputados espanhóis do PSOE e Ciudadanos.

Ler Mais


Comentários
Loading...