Boas notícias para quem precisa de atestar o depósito: Combustíveis descem (em força) na próxima semana

Os preços dos combustíveis vão registar a maior descida do ano na próxima semana, refletindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. 

Assim, a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida de cinco cêntimos por litro no preço da gasolina e de até seis cêntimos por litro no custo do gasóleo”, segundo fonte do sector contactada pela Multinews. As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados, onde “as quedas rondam os 0,0462 euros por litro, no caso do gasóleo, e 0,0430 euros por litro no que diz respeito à gasolina”, avançou uma outra fonte.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,689 euros enquanto o do gasóleo vale 1,528 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

 

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a nona gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 6,5 cêntimos acima da média europeia e 21 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 75 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 78 cêntimos cobrados em Espanha.

Ler Mais


Comentários
Loading...