Aulas já começaram há um mês e ainda há alunos sem manuais. Atrasos das editoras na origem do problema

Há muitos alunos que um mês depois de as aulas começarem ainda não têm manuais escolares e a culpa é das editoras, que têm enfrentado atrasos na impressão e distribuição.

A informação foi dada ao jornal ‘Público’ pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que já a 18 de agosto tinha alertado para o problema, confirmando agora “os receios” transmitidos na altura.

“Infelizmente, confirmaram-se os receios. O facto de o ano letivo passado ter sido prolongado em duas semanas, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, atrasou a emissão dos vouchers deixando assim um escasso período de tempo para a impressão e distribuição dos livros escolares”, refere citada pelo jornal.

A APEL reitera ainda que apesar de o número de alunos sem manuais estar a diminuir, a situação ainda se verifica, mas deverá estar concluída “muito em breve”.

“Os casos que ainda subsistem serão já em menor número, pelo que acreditamos que todo este exigente processo, feito em circunstâncias excecionalmente adversas, estará concluído muito em breve”, sublinha a associação.

O organismo indicou em agosto que tanto os manuais do 1.º ciclo, como os do 7.º e 10.º ano estavam já nas livrarias, nas todos os outros continuavam em falta na altura, “apesar dos sucessivos apelos”.

“Os editores continuam a aguardar da parte do Ministério da Educação a informação quanto ao número de vouchers que emitirá para cada manual escolar daqueles anos de escolaridade, aspeto essencial para que se possa adjudicar a respetiva produção às gráficas e, depois, assegurar a distribuição pelo país”, pode ler-se na nota enviada em agosto.

Agora a APEL reforça ao ‘Público’: “Imprimir os livros e distribuí-los por todo o país, chegando a mais de 600 mil famílias através de milhares de pontos de venda, é um processo logístico extremamente complexo que requer mais tempo do que as duas a três semanas que as editoras dispuseram este ano”, conclui.

Ler Mais


Comentários
Loading...