Americanos não estão entusiasmados com possível corrida de Biden e Trump à Casa Branca em 2024, revela sondagem

Os americanos estão a mostrar pouco entusiasmo pela possibilidade de uma ‘desforra’ em 2024 entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump, segundo revelou recentemente uma sondagem do ‘Washigton Post-ABC News’ – os dois responsáveis político nem geram grande alegria no seio do próprio partido, sendo que a maioria dos americanos garantiu que se sentiria insatisfeito ou com raixa se um deles vencesse as eleições presidenciais.
Entre democratas e independentes com tendência democrata, a sondagem apontou que 58% dizem preferir outro candidato que não Biden em 2024 – quase o dobro (34%) dos que apoiam o atual presidente.
Já entre os republicanos e independentes de tendência republicana, 49% dizem preferir alguém que não seja Trump como candidato em 2024, um número superior aos 44% que são a favor do ex-presidente.
Mais de 6 em cada 10 americanos (62%) apontaram que ficariam “insatisfeitos” ou “zangados” se Biden foi reeleito, ao passo que 56% dizem o mesmo na perspetiva de um regresso de Trump à Casa Branca.
Pouco mais de um terço (36%) mostraram-se “entusiasmados” ou “satisfeito mas não entusiasmados” se Biden fosse reeleito, enquanto 43% dizem o mesmo sobre uma possível vitória de Trump. O inverso, segundo a sondagem, é expressivo: ou seja, 36% garantiu que ficariam com raiva de Trump ganhasse, ao passo que 30% frisou que sentiria assim com o triunfo de Biden. Apenas 17% estão entusiasmados com Trump e apenas 7% fica assim com Biden.
Num confronto hipotético entre Biden e Trump, 48% dos eleitores registados dizem que favoreceriam Trump contra 45% de Biden.