Alemanha dá ‘cartão vermelho’ a plano da UE de proibir carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035

O Governo alemão recusa concordar com os planos da União Europeia de proibir efetivamente a venda de carros novos com motores de combustão a partir de 2035, segundo revelou esta quarta-feira o ministro das Finanças germânico, Christian Lindner.

Recorde-se que a Comissão Europeia propôs uma redução de 100% nas emissões de CO2 de carros novos até 2035, na sua tentativa de reduzir as emissões de aquecimento do planeta em 55% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

Os deputados do Parlamento Europeu apoiaram as propostas este mês, antes das negociações com os países da UE sobre a lei final. Mas, num evento organizado pela associação da indústria BDI da Alemanha, Lindner garantiu que continua a haver oportunidades para motores de combustão e que, por isso, a proibição estava errada, apontando que o Governo alemão não iria concordar com essa legislação europeia. Mas, ainda assim, reforçou que a Alemanha ainda será um mercado líder para veículos elétricos.

Ao acelerar a mudança para veículos elétricos com emissões zero, a UE pretende combater em um quarto as emissões da UE provenientes dos transportes, que nos últimos anos têm vindo a aumentar.

O Grupo Volkswagen considera a proposta para o fim dos motores de combustão interna nos automóveis novos em 2035 “ambiciosa, mas alcançável”, enquanto a Mercedes-Benz apoia a proposta em princípio, mas terá de ser, obrigatoriamente, acompanhada por uma forte expansão da infraestrutura de carregamento.O Grupo Volkswagen considera a proposta para o fim dos motores de combustão interna nos automóveis novos em 2035 “ambiciosa, mas alcançável”, enquanto a Mercedes-Benz apoia a proposta em princípio, mas terá de ser, obrigatoriamente, acompanhada por uma forte expansão da infraestrutura de carregamento.

A UE também está a negociar propostas para exigir que os países instalem pontos de carregamento públicos em intervalos regulares ao longo das principais estradas.

Ler Mais


Comentários
Loading...