Água Alcalina: perceba o que é e quais os benefícios associados

É provável que nas suas idas ao supermercado tenha já reparado na existência de cada vez mais produtos e marcas de água engarrafada. Este é um segmento de mercado em forte crescimento. Uma das principais tendências está relacionada com as águas alcalinas.

 

O que é a água alcalina?

A água alcalina nada mais é do que uma água que apresenta valores de pH (potência hidrogeniónico) superiores a 7. Todos os seres humanos possuem sangue e o pH deste fica entre 7,4 (sangue arterial, rico em oxigênio) e 7,35 (sangue venoso, rico em gás carbônico). Ao colocar estes valores na escala de potencial hidrogeniónico pode-se afirmar que nosso sangue é levemente alcalino.

Assim, ingerir água alcalina ajuda a que o organismo se mantenha alcalino, garantindo desta forma que o sangue irriga os tecidos e transporta os nutrientes de maneira mais eficaz do que se estivesse ácido.

[Leia também: Saiba quais são as 20 frutas e legumes mais ricos em água]

 

Quais os benefícios?

Apesar de existir algum debate em tornos dos reais efeitos positivos que uma água com um pH superior pode ter no nosso organismo e de serem necessário mais estudos em torno do tema, eis alguns dos principais benefícios habitualmente associados ao consumo de água alcalina.

 

  1. Reduz o refluxo ácido

A pepsina é uma das principais enzimas digestivas responsáveis por “recolher” as proteínas dos alimentos que ingerimos. Sempre que esta enzima é ativada o nosso estomago liberta alguns ácidos que podem contribuir para um maior refluxo ácido. Os níveis elevados de pH (8.8) existente na água alcalina podem funcionar como uma forma de diminuir a atividade da pepsina e suavizar a ação dos ácidos libertados pelo estomago.

 

  1. Previne o envelhecimento

Os cromossomas contêm o nosso ADN e nas extremidades de cada uma destas estruturas existe um telômero, cuja função é proteger o material genético de qualquer desgaste ou dano. À medida que envelhecemos os nosso telômeros tornam-se mais curtos, dando origem a taxas de sobrevivência mais baixas.

Um estudo analisou a forma como um tratamento diário de suplemento de água alcalina (9.0 pH) influenciou este tipo de estruturas em ratos de laboratório durante 10 meses. No final desse período os investigadores concluíram que o comprimento dos telômeros aumentou, sugerindo o efeito positivo que a água alcalina pode ter desempenhado.

 

  1. Previne doenças crónicas

Os radicais livres são moléculas instáveis que danificam as nossas células e que contribuem para o aparecimento de diversas doenças. Alguns especialistas sugerem que o facto de a água alcalina ter um pH superior e um potencial para reduzir a oxidação, torna-a um aliado para a proteção do organismo, ao atuar como um antioxidante. Este líquido pode assim ajudar no tratamento de sintomas e doenças crónicas, tais como a diabetes.

 

  1. Melhora a circulação sanguínea

A viscosidade do nosso sangue mede a sua espessura e facilidade de circulação ao longo do organismo. Um estudo demonstrou que a água alcalina pode ser capaz de reduzir a viscosidade, tornando mais eficaz a circulação do sangue pela corrente e o respetivo transporte de oxigénio.

 

 

[Leia também: Água com limão: da desintoxicação ao emagrecimento]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...