3.ª dose da vacina para pessoas abaixo de 40 anos? Imunologistas consideram que “não faz sentido”

Espanha decidiu avançar com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população maior de 18 anos, contudo, imunologistas ouvidos pelo ‘ABC’, consideram que a medida “não faz sentido” nestas faixas etárias mais jovens.

“Não faz sentido administrar uma terceira dose a pessoas saudáveis ​​e jovens, como o grupo entre 18 e 40 anos. E, ainda mais quando muitos deles acabaram de ser infetados com a variante Ómicron e já adquiriram um reforço natural”, refere a Sociedade Espanhola de Imunologia.

Carmen Cámara, imunologista do Hospital La Paz de Madrid e secretária desta sociedade científica, alerta que vacinar alguém quatro semanas após ter recuperado da Ómicron é uma “loucura do ponto de vista imunológico”.

Segundo a responsável, o sistema imunológico precisa de descansar, “não podemos continuar a vacinar em tempos tão curtos e sem um período de descanso entre as doses”.

“Corremos o risco de nos habituar ao mesmo estímulo. Só faria sentido reforçar com um novo tipo de vacina como as que ainda estão por desenvolver”, aconselha a especialista.

Na mesma linha, Africa González, ex-presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia e professora de Imunologia da Universidade de Vigo, sublinha que “quem teve a doença e recebeu o regime completo não teria de ser vacinado, pois já recebeu reforço.”

A especialista acredita que se pessoas saudáveis ​​forem inoculadas repetidamente e em pouco tempo com a mesma vacina, o efeito contrário pode ser alcançado.

“Seria como ter um exército para ir à guerra onde os mesmos soldados são sempre chamados, sem deixá-los descansar. No final, ficam exaustos e não agem adequadamente”, explicou.

González disse ainda que “ao usar a mesma vacina estamos sempre a mobilizar os mesmos soldados”, defende. Em pessoas com o sistema imunocomprometido, ou com patologias de risco, o reforço seria indicado, fora isso, não.

Recorde-se que em Portugal, para já, a vacinação de reforço apenas está disponível para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, mas o objetivo é que vá decrescendo por faixas etárias.

Ler Mais


Comentários
Loading...