Se houvesse um ‘apagão’, estaria preparado? Saiba como enfrentar uma quebra de eletricidade

Há vários fatores que podem levar a uma falha no fornecimento de energia, desde inundações a incêndios. E, sendo este um acontecimento raro para a maioria dos portugueses, muitos não estão preparados para um ‘apagão’, que pode durar minutos, horas ou até dias.

A revista especializada em tecnologia Wired reuniu alguns conselhos que deve seguir para estar a postos para poder ‘enfrentar’ um mundo sem energia.

Geradores

Os geradores são a melhor solução para quem enfrenta ‘apagões’ com alguma frequência, prevê que possam acontecer ou que dependa fortemente de energia. São dispendiosos, mas em caso de falha de fornecimento, resolvem o problema de uma vez.

Luzes LED

A consequência mais evidente de um ‘apagão’ é a dificuldade em circular em casa e executar tarefas simples no escuro. Por isso, espalhe lâmpadas LED em locais estratégicos da casa, que que esta é uma solução barata, que consome pouca energia e pode duram meses sem ter que substituir as pilhas. Mantenha luzes destas em escadas e outros locais estratégicos e lembre-se que, ao serem portáteis, também funcionam como lanternas.

‘Power Banks’ carregadas

O telemóvel é provavelmente das ferramentas mais importantes que temos em caso de falha de luz, podendo fazer e receber chamadas e servir de ponto de wi-fi para outros aparelhos, como computadores. Mas rapidamente pode ficar sem bateria e não terá como carregar. Por isso, é altamente aconselhável ter guardadas várias “power banks” (dispositivos com energia carregada para poder carregar o telefone).

Despensa abastecida

O conselho mais clássico para qualquer emergência, é ter reservados alguns enlatados para emergências, principalmente se viver numa casa em que cozinha com fogão e forno eléctricos. Em caso de ter acesso a fogão a gás, a vida será mais fácil.

Ler Mais


Comentários
Loading...