Vendas de elétricos ultrapassam veículos a diesel na Europa pela primeira vez

As energias limpas estão a ganhar aos combustíveis fósseis poluentes pela primeira vez no mercado europeu. Dados reportados pela Fortune mostram que as vendas de veículos elétricos ultrapassaram as de automóveis a diesel, no passado mês de setembro, representando um ponto de viragem na estratégia de transição do Velho Continente.

O “The European Electric Car Report” mostra que é mesmo a primeira vez que as vendas de carros com zero emissões foram superiores às vendas de veículos convencionais no espaço de um só mês. A justificar esta conquista estarão fatores como a crise dos semicondutores, mas também os mais recentes passos da Tesla, o principal fabricante de elétricos.

A empresa liderada por Elon Musk tem desenhado uma estratégia logística que favorece os resultados no final de cada trimestre e Setembro não foi exceção. Além disso, os exemplares do Model Y fabricados na China chegaram à Europa em agosto, o que significa que setembro beneficiou do primeiro mês completo de vendas do novo crossover.

De acordo com a Fortune, este será apenas o início de um caminho verde: o cenário verificado em setembro deverá repetir-se em muitos outros meses. Para já, Matthias Schmidt, analista por detrás do relatório europeu, diz tratar-se de uma anomalia, mas a tendência será para que este se torne o padrão: «É apenas questão de tempo até que esta se transforme na norma na Europa.»

Outro dos motivos por detrás desta reviravolta no mercado automóvel europeu assenta na pressão por parte dos governos no sentido de aumentar a penetração de veículos elétricos, em linha com os compromissos ambientais delineados. Os veículos BEV (alimentados a baterias elétricas) passaram de representar somente 1,9% dos novos carros na União Europeia para terem um peso de 15,3% na Europa Ocidental, em setembro – um novo recorde.

Por seu turno, as vendas de novos veículos a diesel caíram para uma proporção de somente 13,4% também em setembro.

Ler Mais


Comentários
Loading...