O novo Mini é feito de materiais sustentáveis (incluindo cortiça)

A Mini está a preparar um novo modelo que pisca o olho a todos os condutores preocupados com o planeta, ou não fosse um dos grandes destaques do Strip a aposta em materiais recicláveis. A cortiça faz parte deste leque e ganha protagonismo no topo do tabliê do veículo, mas também nas palas para-sol e nas portas, em substituição do plástico.

Juntam-se ainda outros pormenores sustentáveis como os tapetes feitos de borracha reciclada ou os cintos e pegas das portas produzidos a partir do mesmo material usado no fabrico de cordas de escalada, por exemplo.

Segundo o site Motor1, o Mini Strip é um protótipo mas deixa já antever quais são os planos da marca automóvel para o futuro. Fruto de uma colaboração com o designer de moda britânico Paul Smith, o novo modelo tem por base o elétrico Copper SE, transformado de forma a dar vida ao mote “Simplicidade, Transparência, Sustentabilidade”.

Além da cortiça e restantes materiais reciclados ou recicláveis, este foco na simplicidade faz-se também através da recusa de tinta: sobre a estrutura de metal surge apenas uma fina camada de proteção que ajuda a evitar a corrosão.

Por outro lado, em vez de tentar encobrir os elementos fundamentais do carro com painéis e outras soluções, a Mini e Paul Smith decidiram deixar expostas as peças que compõem o Mini Strip. A ideia, de acordo com a mesma publicação, será mostrar também a facilidade com que automóvel poderá ser desmontado em fim de vida.



Comentários
Loading...