Huawei promete nova experiência de condução com dispositivo de realidade aumentada

A Huawei anunciou o Augmented Reality Head-Up Display (AR-HUD), a mais recente solução no campo da realidade aumentada aplicada aos smart vehicles que disponibiliza funções de segurança e infoentretenimento.

Esta funcionalidade transforma o pára-brisas dianteiro do automóvel num First-Person View (FPV), criando uma nova experiência de condução, explica a empresa ee, comunicado.

Tendo em conta que se trata de um pequeno dispositivo com um grande ecrã Ultra High Definition, o Huawei AR-HUD adapta-se a uma variedade de contextos – além de fornecer conteúdo de entretenimento, disponibiliza informações no painel de controlo e possibilita navegação AR.

Adicionalmente, a solução oferece apoio à direção assistida segura e optimiza e antecipa sugestões para lidar com situações de condução nocturna, nevoeiro ou chuva.

Navegação AR. Garantir uma condução sempre segura

Os HUDs foram utilizados pela primeira vez em aviões de combate para melhorar a segurança de voo, explica a empresa em comunicado, e, mais tarde, foram aplicados na indústria automóvel.

O inovador AR-HUD lançado pela Huawei oferece um campo de visão de 13° x 5°, o que significa que uma imagem virtual com uma dimensão aproximada de 180 cm é projectada 7,5 metros à frente do condutor.

O AR-HUD exibe informações do painel de controlo na parte inferior sem bloquear a visão de quem vai ao volante e permite uma condução assistida completamente segura.

Esta nova solução da Huawei também disponibiliza informações de navegação AR que se ajustam à superfície da estrada e, sempre que necessário, cobrem várias faixas de rodagem.

Por exemplo, num cruzamento de três faixas, o AR-HUD pode dar sugestões de navegação precisas, tendo ainda a capacidade de detectar, com elevada exactidão, veículos e peões nas proximidades em condições de visão nocturna, com nevoeiro ou chuva.

Infoentretenimento sobre rodas

A tecnologia Huawei AR-HUD permite mais de 100 PPD full-HD display e oferece uma imagem brilhante, de alto contraste e sem distorções, daí que os utilizadores passam a desfrutar de uma excelente experiência de vídeo e áudio em qualquer viagem de automóvel, explica o mesmo comunicado.

O passageiro da frente (ou o condutor quando o veículo está estacionado) pode ter uma experiência imersiva com vídeos HD, videochamadas e jogos. Além disso, ao combinar pontos de interesse num real-scene map, o AR-HUD disponibiliza informações sobre estacionamentos, restaurantes, centros comerciais, cinemas e postos de gasolina em tempo real.

O Huawei AR-HUD é compacto (apenas 10 litros de volume total) e possui um grande campo de visão. A relação estabelecida entre o campo de visão e o volume permite que esta nova solução se adapte a vários modelos de veículos. Importa ainda salientar que os Head Up Displays tradicionais provocam habitualmente ilusões ópticas e tonturas, pelo que a Huawei recorreu a um optical path design exclusivo e a tecnologias de algoritmo para melhorar a definição e eliminar a sensação de tontura derivada das ilusões ópticas, melhorando a experiência do utilizador.

Ler Mais


Comentários
Loading...