Carros elétricos: 5 formas de aumentar a eficiência bateria

Existem algumas maneiras de tornar a bateria mais eficiente que fazem lembrar as técnicas já conhecidas para poupar gasolina ou diesel num veículo a combustão, mas há também alguns desafios específicos dos carros elétricos que ninguém nos ensinou na escola de condução. Os truque para aumentar o tempo de vida da bateria do carro depende do modelo e da forma como é utilizado, mas estes 5 conselhos funcionam para a generalidade dos veículos elétricos.

 

1. Monitorizar os dados

Todos os condutores e frotas de carros elétricos têm padrões únicos de condução. Para verdadeiramente maximizar a eficiência energética, existe uma ferramenta que permite conhecer e monitorizar esses padrões: os sistemas telemáticos. Estes sistemas permitem a comunicação entre o carro e uma rede desenhada para resolver problemas como a gestão de rotas eficientes, relatórios de consumo de energia e carregamentos, rastreamento de GPS e monitorização do estado da bateria. Com recurso a estes sistemas, as frotas conseguem monitorizar o desempenho e a eficiência de todos os fatores que afetam a longevidade da bateria, como o estado do tempo, a velocidade, a rota e o carregamento. Esta informação ajuda os gestores de frota a dar suporte aos condutores no que diz respeito à melhoria do desempenho.

 

2. Utilizar os modos de condução predefinidos

Quase todos os veículos elétricos permitem alterar o desempenho através de modos de condução. Alguns destes modos aumentam a performance com consequências no tempo de vida da bateria, enquanto outros permitem maximizar a autonomia impondo limites de velocidade ou ajustando a travagem regenerativa para recuperar energia quando o carro está parado. 

Leia o manual do seu veículo para conhecer os modos de condução que tem à sua disposição e perceber as diferenças e situações em que uns se adaptam mais do que os outros.

 

3. Atenção à bateria

À medida que o veículo vai ganhando mais rodagem a bateria sofre alguma degradação, perdendo capacidade e diminuindo um pouco os intervalos de tempo entre carregamentos. Normalmente, as baterias tendem a reter pelo menos 75% da sua capacidade máxima durante pelo menos quatro anos. No entanto, esta degradação da bateria também depende do comportamento do condutor. 

Os carros que passam muito tempo estacionados no exterior, sujeitos ao calor do verão, sofrem uma maior degradação do que aqueles que andam mais e são estacionados em garagens, sob temperaturas amenas. 

Outro fator importante é o estado da bateria. Regra geral, quanto mais tempo a bateria se mantiver num estado de total ou quase total carregamento, pior. 

 

4. Cuidado com o acelerador

Tal como acontece com os motores a combustão, uma boa gestão da aceleração é um fator chave para aumentar a longevidade da bateria de um carro elétrico. Acelerar gradualmente permite uma eficiência energética muito maior do que adotar uma condução agressiva com acelerações repentinas. Muitos condutores têm a tendência para pisar mais no acelerador quando estão com pressa, mas um estudo conclui que uma condução agressiva durante meia-hora não permite poupar mais do que apenas um minuto. Mais vale acelerar de forma mais consciente e poupar a bateria do seu carro.

 

5. Evite o “pára-arranca”

Uma das vantagens de reduzir a aceleração é depender menos do travão. É claro que todos os veículos elétricos têm travagem regenerativa para poupar energia, mas este sistema só consegue recuperar uma fração daquilo que é gasto. Assim, quando estiver numa fila de trânsito, evite estar sempre colado ao veículo da frente, dado que isso irá fazê-lo parar e arrancar constantemente, Nesse tipo de trânsito, o melhor é deixar o carro parado até que o veículo da frente avance alguns metros e só depois arrancar.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas