Máscara feitas com sacos de aspirador? Conheça aqui os 5 melhores materiais que pode usar para se proteger

Se é uma daquelas pessoas que não tem ainda uma máscara preparada para quando for tempo de sair à rua, então este artigo é para si. Sendo certo que é possível adquirir ou usar alguns produtos que pode usar para cobrir as suas vias respiratórias, caso seja necessário pode também criar a sua própria máscara protetora de uma forma mais criativa… e caseira.

Não vão existir máscaras cirúrgicas para todos, como tal é necessário encontrar alternativas. Infelizmente muitas das “receitas” online para construir máscara exigem alguma perícia e um acesso a uma máquina de costura. Vamos ser sinceros, nem todos temos “dotes” para saber cozer bem um pedaço de tecido.

[Leia também: Covid-19. Soluções caseiras que pode utilizar como máscara facial]

Como última alternativa é possível usar alguns tecidos, cortados em forma de máscara, que protejam as suas vias respiratórias. Basta que prenda alguns elásticos e “et voilà”. Caso tenha dúvida sobre qual será o melhor tipo de matérias e tecidos que possa usar, então conheça aqui as conclusões de um estudo feito em 2013 pela Universidade de Cambridge que na altura identificou alguns dos melhores objetos caseiros para bloquear vírus e bactérias.

 

  1. Saco de limpeza de aspirador

Sim, esta é surpreendentemente uma das melhores opções. Irá necessitar de cortar um destes sacos de forma a simular o tamanho de uma máscara e encontrar uns elásticos que possa prender. De resto, o material deste tipo de artigos é considerado 95% tão eficaz como uma máscara cirúrgica a bloquear os vírus e bactérias.

  1. Pano de cozinha

Não é com certeza a solução mais elegante, mas pode ser eficaz. Usar a toalha ou pano com que habitualmente seca a loiça como máscara pode parecer estranho, mas de acordo com o estudo da Universidade de Cambridge este tipo de material consegue ser 82% tão eficaz como uma máscara cirúrgica.

  1. T-Shirt de algodão

Todos temos lá em casa uma t-shirt velha que provavelmente já não usamos tanto ou que já não nos serve tão bem. Felizmente agora vamos poder dar-lhe um novo uso. Este é um material razoavelmente eficaz. A sua percentagem de eficácia varia entre os 69-74% dependendo da composição do algodão da t-shirt. Neste caso se for 100% algodão esta peça de roupa é menos eficaz na proteção dos vírus e bactérias.

  1. Uma fronha anti micróbios

Para além de o ajudar a dormir melhor e a sentir-se mais fresco, uma fronha lavada pode também ajudar a proteger a sua boca e nariz. Uma fronha normal protege 60% tão bem como uma máscara cirúrgica. No entanto se utilizar uma fronha anti micróbios esse valor sobe para os 65%.

  1. Um cachecol de lã

Apesar de ser uma alternativa decente, provavelmente não será o tipo de material mais prático para usar assim que chegarem os dias de maior calor. A lã não é tão fresca como algodão, mas consegue ser 62% tão eficaz quanto uma máscara cirúrgica a proteger as vias respiratórias.

 

[Leia também: Covid-19. 4 coisas que pode fazer para ajudar os seus familiares mais envelhecidos]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...