Aparelhos Auditivos Digitais: 6 Funcionalidades que o vão surpreender!

evolução da ciência e da tecnologia trouxe novos desenvolvimentos ao mundo dos aparelhos auditivos, resultando numa melhoria significativa na vida daqueles que utilizam estes equipamentos como auxílio para uma melhor audição.

De facto, com as recentes descobertas na área da audição, da inteligência artificial e da tecnologia digital, foi possível inovar e criar verdadeiros sistemas de audição pessoal que trazem os aparelhos auditivos para níveis de evolução nunca antes imaginados.

A função mais básica de um aparelho auditivo é amplificar o som. Os aparelhos auditivos digitais, cuja existência é relativamente recente, fazem isso de uma forma bastante sofisticada. Tecnicamente, a razão pela qual a tecnologia moderna oferece um som tão natural e rico é, em grande parte, devido ao facto destes equipamentos serem bastante mais personalizáveis e capazes de corresponder ao tipo específico de dificuldade auditiva do utilizador.

 

Funcionalidades dos Aparelhos Auditivos Digitais

Os aparelhos auditivos mais antigos amplificam apenas os sons agudos e os sons graves separadamente, enquanto que os aparelhos auditivos modernos separam o som em várias bandas de frequência e amplificam cada banda na quantidade necessária por forma a compensar a audição do utilização consoante a necessidade do mesmo.

O bom desempenho dos aparelhos auditivos é fundamental para uma audição mais clara e natural. Confira abaixo 6 funcionalidades dos aparelhos auditivos digitais que o vão surpreender:

  1. Conectividade a dispositivos móveis: Os utilizadores estão cada vez mais interessados em soluções que otimizem a forma de usar os seus aparelhos auditivos conectando-os com os seus telemóveis, TV e aparelhos de som pessoais como iPods ou leitores de MP3.

Em resposta, os fabricantes têm desenvolvido sistemas de stream que conectam dispositivos sem fios aos aparelhos auditivos do utilizador. Isto oferece um desempenho aprimorado em termos de legibilidade de fala e qualidade de som, pois os sinais dos dispositivos externos são transmitidos diretamente para o aparelho auditivo, sem ruídos de fundo.

  1. Tecnologia inteligente: Os processadores digitais integram inteligência artificial que comanda as funcionalidades do aparelho auditivo. Estas funcionalidades são programadas de acordo com as preferências de audição do utilizador, proporcionando mais conforto em qualquer ambiente.
  2. Interatividade: Nos aparelhos auditivos digitais, o som é separado em frequências individuais, cada uma com o seu próprio controlo de volume. Alguns aparelhos auditivos podem ter até 15 ou 20 canais de frequência que podem ser ajustados por um especialista, permitindo que o utilizador oiça os sons mais agudos ou mais graves. Este controlo permite ao utilizador ouvir de forma muito mais natural.
  3. Microfones Direcionais: Esta característica é responsável por tornar a audição mais eficaz em ambientes com muito ruído.

Cada aparelho auditivo tem dois microfones, um para captar sons à frente e outro para captar sons atrás. O processador reduz automaticamente a sensibilidade do microfone traseiro em situações barulhentas e reverte automaticamente o processo quando se verifica um ambiente mais calmo. Como os microfones direcionais se focam na fonte de som, independentemente da sua localização, o utilizador não tem de se esforçar tanto para ouvir o que pretende.

  1. Gestor de Ruído: Ao contrário dos amplificadores auditivos, que amplificavam todos os sons de forma igual, os aparelhos auditivos digitais eliminam os ruídos de fundo, gerando uma experiência auditiva mais agradável.
  2. Auto-aprendizagem: Os aparelhos auditivos com esta funcionalidade podem memorizar o volume e as preferências do utilizador em ambientes auditivos específicos. Por exemplo, se o volume dos aparelhos auditivos for reduzido todas as manhãs através do controlo de volume, eventualmente, os aparelhos auditivos vão ligar-se automaticamente com um volume mais baixo.

Estas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis em aparelhos auditivos digitais. Para decidir quais as funcionalidades mais ajustadas ao seu tipo de dificuldade auditiva, entre em contacto com um especialista que o ajudará nesse sentido e avaliará os recursos mais apropriados ao seu ambiente e ao seu estilo de vida.

Ler Mais


Comentários
Loading...