Volkswagen Golf R já disponível em Portugal

A Volkswagen apresentou o novo Golf R, um modelo com nada menos do que 320 cv (235 kW) e um binário máximo de 420 Nm. A marca explica que, para garantir que a potência é transmitida para a estrada da forma mais eficaz possível, os engenheiros da Volkswagen desenvolveram um novo sistema de tração integral 4MOTION com vetorização de binário R-Performance no eixo traseiro. Este sistema, conectado de forma inteligente através das configurações de dinâmica do veículo, permite uma nova dimensão de desportivismo ao Golf R. 

Aquele que é o modelo mais potente da gama Golf continua também a ser o mais vendido na Europa, e é por isso que a Volkswagen aposta fortemente em tecnologia de topo e equipamentos exclusivos. O Golf R pode até ser equipado com um pacote opcional R-Performance que aumenta a velocidade máxima para 270 km/h. Este pacote também inclui um maior spoiler traseiro, para um “downforce” extra neste eixo, jantes de 19 polegadas com design Estoril e dois perfis de condução adicionais: “Special” (modo Nürburgring) e “Drift”. A seleção do perfil de condução pode ser rapidamente acedida, pressionando levemente o botão R no volante. 

O modo Drift é para ser usado longe de estradas públicas abre caminho a um novo nível de dinâmica de condução, explorando ainda mais o potencial da vetorização de binário e tornando o veículo o mais neutro possível; o binário máximo possível neste modo está disponível na roda localizada na parte exterior da curva. O controlo de estabilidade (ESC) no modo Drift é definido, de série, como “Sport”, o que significa que os componentes eletrónicos de controlo do Golf R entram em ação num estágio muito avançado. Ou seja, são alterados os parâmetros do ESC e a forma como é distribuída a força pelos dois eixos. No entanto, “drifts” reais também são possíveis: o ESC só precisa ser desligado. 

“O nosso objetivo com o Golf R era tornar as suas características de condução o mais neutras possível. Em outras palavras, queremos garantir que as reações de subviragem a sobreviragem sejam controladas da forma mais simples possível, em todos os momentos”, explica Jonas Thielebein, engenheiro responsável pelo Golf R.  

Como principal responsável pelo desenvolvimento do modelo, o engenheiro orgulha-se particularmente do sistema de vetorização de binário, cuja característica principal é a distribuição variável de binário entre os eixos e entre as rodas, individualmente. Enquanto o eixo traseiro normal distribui o binário numa proporção 50/50, o diferencial com vetorização de binário, equipado com duas embraiagens multidiscos, possibilita até 100% do binário na roda do lado de fora da curva. Isso permite aumentar significativamente a agilidade do Golf R em curvas. “O controlo seletivo de binário nas rodas permite que o condutor leve o carro a novos limites. Mesmo em altas velocidades, o comportamento do veículo permanece o mais neutro possível”, acrescenta Thielebein. 

O novo Volkswagen Golf R chega a Portugal com preços a começar nos 56.780 euros. 

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