Vai marcar férias? Dicas para evitar problemas com agências de viagens e sites de reserva

O Portal da Queixa registou mais de 500 reclamações dirigidas ao setor do Turismo de 1 de maio até 17 de junho. Metade das queixas estão relacionadas com agências e sites para reservas de viagens. A TAP, o site eDreams e o site Booking lideram as queixas.

Desde que terminou o Estado de Emergência em Portuga, já foram registadas 524 queixas na plataforma, sendo que 246 reclamações (47%) estão relacionadas com as agências e sites para reservas de viagens, 192 reclamações (37%) são dirigidas às companhias aéreas. No que se refere a estadias, estas geraram um total de 62 reclamações (12%).

No que se refere às companhias aéreas, os principais motivos de reclamação estão relacionados com o pedido de reembolso (59%) e também devido à perda de viagem (20%), com a TAP a liderar, seguida da Rayanair e a Easyjet.

Relativamente às agências e plataformas online de reservas de viagens, a análise do Portal da Queixa identificou que, a maioria dos casos reportados pelos consumidores, está relacionada com os pedidos de reembolso por cancelamentos de reservas em virtude da pandemia (57% das queixas) e a falha na resposta e apoio por parte das marcas (17%).

Nesta categoria, o maior volume de reclamações pertence à eDreams, com 109 queixas do total registado no período em análise. Segue-se a Rumbo, com 43 reclamações, a Mytrip.com com 19 queixas e a Travelgenio, com 14 queixas. Estas quatro entidades também registam um baixo índice de satisfação, com pontuações abaixo dos 40 pontos (em 100).

Na categoria de estadias, que abrange desde cadeias hoteleiras, hotéis, pousadas, turismo rural, clubes de férias até guias e passeios turísticos, a principal reclamação apontada pelos consumidores refere-se aos pedidos de reembolso (50%). O segundo motivo mais apontado são as burlas (29%) e, em terceiro, as más condições (21%). No período em análise, o Booking lidera as reclamações, seguindo-se a Airbnb e a Stayforlong.

Conselhos para evitar problemas na hora de marcar as suas férias

O Portal da Queixa elaborou um conjunto de dicas para ficar protegido de dores de cabeça no seu período de férias:

Pesquise antes de comprar
Na altura da pesquisa por local de alojamento ou agência de viagens, pesquise por opiniões públicas ou reclamações que possam estar disponíveis online, como no Portal da Queixa. Este pode ser um ponto crucial para a tomada de decisão e para uma escolha mais segura.

Tenha atenção aos alojamentos locais

Arrendar uma casa para férias através de anúncios (online ou em jornais) é uma modalidade cada vez mais procurada por quem vai de férias. Na maior parte dos casos, os contratos são celebrados por telefone e o pagamento feito antes de usufruir do espaço. O problema é que nem sempre o anúncio publicado corresponde à realidade. Caso se depare com uma situação fraudulenta, ou seja, se o que alugou não corresponde à realidade, pode pedir uma indemnização por danos. Para que tal aconteça, deve recorrer a um julgado de paz ou a um tribunal.

Cuidado com as bagagens em viagens de avião

Bagagens perdidas, danificadas ou em atraso são um dos principais problemas associados a companhias aéreas como o Portal da Queixa alerta nesta mesma publicação. Caso se depare com uma situação destas, saiba que tem direito a uma indemnização até 1.223 euros, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Caso a bagagem chegue até si danificada, deve apresentar queixa à companhia aérea até sete dias após receber a bagagem. Se o caso for de atraso na receção da bagagem tem até 21 dias para reclamar. O mais importante de tudo é: Não esquecer de guardar as cópias da reclamação!

Voos atrasados ou cancelados

Muitas vezes, o atraso de um voo significa problemas para quem vai de férias. Desta forma, a legislação europeia prevê que o consumidor tenha direito a uma indemnização entre 125 e 600 euros, tendo em conta a distância do voo e a duração dos atrasos.
Caso o seu voo seja cancelado, deve ser-lhe dada a opção de reembolso do preço total do bilhete, no prazo de sete dias, ou deve ser apresentada uma outra opção razoável. Poderá ter ainda direito a uma indemnização entre 250 a 600 euros, exceto se o atraso do voo for por causa maior.

Conheça os seus direitos

Consulte a legislação online e esteja informado sobre como proceder caso alguma coisa corra mal, como escrever no Livro de Reclamações ou apresentar queixa à ASAE. A verdade é que quanto mais bem informado estiver enquanto consumidor, melhor saberá resolver um constrangimento durante as férias.

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