Sabe qual é a estrada mais perigosa de Portugal?

Todos os anos morrem cerca de 1,35 milhões de pessoas em acidentes de trânsito, mais de metade são peões, ciclistas e motociclistas. Só em Portugal há 54 “pontos negros” em todo o país – troços de 200 metros em que se registaram, pelo menos, cinco acidentes com vítimas durante um ano -, 11 dos quais pertencem a uma única estrada, situada em Lisboa.

O IC19 é, segundo o estudo do site Budget Direct, a estrada mais perigosa de Portugal. A via rápida que liga Lisboa a Sintra registou, em 2019, 77 acidentes com vítimas, dois feridos graves e 109 feridos ligeiros.

Já em 2020 verificou-se, de forma geral, um recuo na sinistralidade nacional, em grande parte devido às medidas de confinamento relacionadas com a Covid-19: menos 9.203 acidentes (-25,8%), menos 84 vítimas mortais (-17,7%), menos 472 feridos graves (-20,5%) e menos 12.496 feridos leves (-28,9%).

Os dados foram lançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que identificou, no entanto, que o número de acidentes, de feridos e de vítimas mortais tem vindo a diminuir ao longos dos anos, acompanhando a tendência de toda a Europa Ocidental.

Segundo o Budget Direct, e olhando para o panorama mundial, a estrada mais mortal nos Estados Unidos é a Interestatal 45, que vai de Galveston para Dallas, através de Houston, Texas, com uma média de cinco acidentes fatais a cada 160 quilómetros. Já na Europa, algumas das estradas mais perigosas estão situadas no Reino Unido, Lituânia e Estónia.

Veja aqui quais são as estradas mais perigosas do mundo:

Ler Mais




Comentários
Loading...