Requisição temporária no Zmar abrange apenas área não privada do parque, esclarece ministro

Eduardo Cabrita confirmou esta terça-feira que a zona do complexo turístico ZMar alvo da requisição temporária para albergar cidadãos devido à covid-19 será apenas a área não privada do parque de campismo.

O Zmar Eco Experience, localizado na freguesia de Longueira-Almograve, tem 260 habitações, das quais cerca de 100 são do complexo turístico e as outras 160 são particulares.

À margem da reunião de avaliação da situação epidemiológica no concelho, que decorreu esta manhã em Odemira, o ministro desmentiu as informações veiculadas nos últimos dias sobre a ocupação de casas privadas: “Não tem nenhum sentido tanta coisa que vi por aí dita de pessoas serem retiradas das suas residências secundárias ou principais”.

“O que é fundamental aqui quando falamos de direitos humanos é dizer que o primeiro direito humano deste ano é o direito à saúde. O segundo é o direito a condições dignas para prevenir e recuperar de situações de fragilidade”, defendeu Cabrita.

O Ministro da Administração Interna adiantou ainda que a transferência dos migrantes para o complexo turístico localizado em Odemira poderá começar esta terça-feira, estando “identificadas 22 situações de alojamento em condições que geram sérias reservas sobre as condições de salubridade”.

O governante revelou que está prevista a transferência de “pessoas positivas assintomáticas que não tenham condições de permanência no seu local de alojamento” para a Pousada da Juventude e que a Base Aérea de Beja e a Base Naval do Alfeite estão igualmente “à disposição de Odemira”.

No que diz respeito aos casos negativos já identificados, “poderão ser colocados na residência de estudantes de Odemira”.

Eduardo Cabrita anunciou também que o Governo tomou a “decisão de libertar 11 das 13 freguesias” do conjunto de medidas mais severas no âmbito da pandemia, passando, assim, à primeira fase de desconfinamento, face à evolução positiva registada nos últimos dias.

“Na freguesia de Longueira-Almograve não se registou nenhum novo caso desde o dia 29 de Abril (desde que foi levantada a cerca sanitária) e na de São Teotónio houve uma redução de 129 para 53 casos. Estamos no caminho certo. Temos de manter esta resiliência”, sublinhou.

De acordo com o governante, “Odemira completou ontem a vacinação de todos os cidadãos identificados com mais de 60 anos de idade”, referindo que será o primeiro concelho do país a atingir essa meta.

 

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...