Republicanos que tentaram inverter o resultado das eleições nos EUA foram financiados por “clube” de bilionários

Uma investigação do jornal britânico The Guardian conclui que o Club for Growth (Clube para o Crescimento) terá investido 20 milhões de dólares a apoiar as campanhas de 42 dos senadores e membros do congresso que votaram pela anulação da vitória de Joe Biden nas eleições americanas. 

O “Club for Growth” é uma organização anti-impostos fundada em 1999 nos Estados Unidos por um grupo de bilionários. Segundo o jornal The Guardian, estes 20 milhões referem-se ao financiamento direto ou indireto das campanhas dos senadores entre 2018 e 2020, de acordo com dados compilados pelo Center for Responsive Politics. Cerca de 30 destes senadores republicanos terão mesmo recebido 100.000 dólares do grupo de elite.

Entre os maiores beneficiários do “Club for Growth” encontram-se Josh Hawley e Ted Cruz, os dois republicanos que conduziram o processo de tentativa de anulação dos resultados das eleições, e ainda a recém-eleita Lauren Boebert, que na última semana foi criticada por fazer um tweet com a localização de Nancy Pelosi durante a invasão do Capitólio, mesmo depois da polícia ter ordenado aos senadores que não o fizessem.

Os registos públicos mostram que os maiores fundadores do “Club for Growth” são o bilionário Richard Uihlein, republicano co-fundador de uma empresa de fornecimento de materiais para diversas indústrias, e Jeffrey Yass, co-fundador de um grupo de trading na Filadélfia que é também proprietário de uma plataforma de apostas desportivas em Dublin.

Embora estes dois fundadores mantenham uma presença mais discreta no “clube” do que outros bilionários, como Michael Bloomberg e Sheldon Adelson, os seus apoios ao “Club for Growth” ajudaram a transformar a organização numa das mais tradicionalmente conhecidas em matéria de pressão anti-regulatória e anti-impostos. É também conhecida por apoiar os mais radicais e anti-democratas senadores republicanos do Congresso.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...