Reino Unido vai adicionar flúor à água canalizada para reduzir cáries na população

O Reino Unido vai adicionar flúor a toda a água canalizada e potável do país, numa estratégia que pretende diminuir a incidência de cáries na população.

Os diretores-gerais de saúde de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte justificaram a medida com dados da Public Health England, que calculam que adicionar mais flúor ao abastecimento de água possa reduzir as cáries em 17% entre as crianças mais abastadas e 28% entre as mais pobres.

Segundo o The Guardian, as autoridades de saúde britânicas rejeitaram preocupações com a segurança, afirmando que não há evidências de que a forma ionizada do elemento flúor provoque cancro e condenando as teorias “exageradas e não comprovados” sobre os riscos desta medida para a saúde pública.

O flúor é encontrado em níveis reduzidos na água e é conhecido pelas propriedades protetoras dos dentes.

“Como em todas as coisas na medicina e na saúde pública, há um equilíbrio entre risco e benefício. Há, sem dúvida, um problema com as cáries dentárias no Reino Unido e uma desigualdade gritante que precisa de ser sanada. A fluoração da água pode reduzir este problema”, explicam os especialistas”, explicaram as autoridades britânicas.

A cárie dentária é a maior causa de hospitalização em crianças dos cinco aos nove anos no Reino Unido. Depois da aprovação das entidades reguladoras da saúde, cabe agora às autoridades locais a decisão de adicionam flúor ao abastecimento das respectivas regiões.

A British Dental Association (BDA) recebeu com satisfação o parecer dos quatro diretores médicos do Reino Unido.

Ler Mais


Comentários
Loading...