Reino Unido pondera misturar vacinas da Covid-19 e da gripe no outono

O Reino Unido está a considerar uma campanha de administração de vacinas de reforço Covid-19 juntamente com as vacinas anuais contra gripe no outono, revelou um especialista da comissão do plano de vacinação do Governo, Anthony Harnden.

A vacina combinada Covid-19 com gripe está agora a ser estudada depois de se terem combinado três vacinas existentes numa só injeção, usando a tecnologia de RNA, uma opção que está a ser desenvolvida pelos cientistas britânicos, explicou Robin Shattock, cientista e professor na Imperial College London.

“Precisamos de planear várias vacinas e faixas etárias, e precisamos de pensar misturar com as vacinas da gripe”, disse à ‘BBC Radio’ Anthony Harnden.

“Uma das principais conclusões é que estas vacinas têm sido incrivelmente bem-sucedidas e se conseguirmos aplicar duas doses na maioria da população adulta, estaremos num cenário muito positivo, mas podemos não estar num cenário tão positivo relativamente à gripe, e a vacina da gripe vai ser muito importante neste inverno”, esclareceu o professor.

As vacinas contra a gripe são normalmente administradas em setembro e outubro, com mais de 14 milhões de adultos e crianças a serem vacinados anualmente contra a gripe em todo o Reino Unido.

Anthony Harnden explicou que a “questão-chave” para qualquer campanha de reforço de vacinação é quanto tempo dura a imunidade às vacinas, acrescentado que o governo deve começar a pensar em doses suplementares para pessoas no Reino Unido que receberam a primeira dose da vacina Covid-19 em dezembro e janeiro.

“Aqueles que receberam a vacina há mais tempo – quando começámos em dezembro do ano passado e janeiro – eram os mais idosos e vulneráveis ​​e, é claro, já passaram muitos meses desde que receberam a vacina, por isso precisamos de pensar sobre como proteger essas faixas etárias específicas”, explicou.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.