Reino Unido avança com regulamentação de circulação para automóveis sem condutor

O Reino Unido anunciou esta quarta-feira que vai avançar com a “regulamentação para circulação de automóveis sem condutor a baixa velocidade nas autoestradas”, tornando-se, assim, pioneiro a dar este passo.

A informação foi tornada pública pelo Ministério dos Transportes britânico que adiantou, em comunicado, que o Governo está a desenvolver “uma terminologia específica para atualizar o código da estrada nacional, de forma a garantir que a utilização dos sistemas de condução automatizada é segura”.

A tecnologia Automated Lane Keeping System (ALKS) será a primeira a ser autorizada e permite que os carros se mantenham dentro da faixa em que circulam, através de sensores e software desenvolvidos para o efeito, acelerando e travando sem a intervenção de um condutor.

Na mesma nota, o Ministério refere que a referida tecnologia poderá “reforçar a segurança rodoviária, reduzindo o erro humano que contribui para mais de 85% dos acidentes”.

“Este é um passo importante para a utilização segura de veículos de condução autónoma, tornando as viagens futuras mais ecológicas, fáceis e mais seguras, ao mesmo tempo que ajuda a nação a construir um futuro melhor”, referiu Rachel Maclean, titular da pasta dos Transportes.

 

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...