Presidente da Câmara de Braga entre os melhores autarcas do mundo

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi distinguido com o Prémio de Sustentabilidade no ‘2021 World Mayor Prize’, que nomeia os melhores autarcas do mundo.

O autarca português foi distinguido pelos seus “esforços para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável a um nível local e regional na União Europeia”

“Entre os autarcas europeus, Ricardo Rio é um dos que mais acredita no desenvolvimento sustentável. Está determinado em mostrar que a sustentabilidade não é apenas compatível com o crescimento económico, mas também uma necessidade para permitir que as gerações futuras sejam beneficiadas”, disse Tann vom Hove, membro sénior da ‘City Mayors Foundation’.

“Braga, um dos destinos turísticos favoritos da Europa, não se deve transformar num ‘parque temático’ superlotado”, defende Ricardo Rio.

A cidade pertence a uma rede de oito cidades europeias de média dimensão que promovem o turismo sustentável e que tem como objetivo desenvolver estratégias que equilibrem as necessidades dos visitantes com os interesses dos residentes locais.

Em Bruxelas, como membro da Comissão das Regiões Europeias, o autarca português foi nomeado como relator para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na UE.

O World Mayor Prize distingue «presidentes de Câmaras em todo o mundo desde 2004.

Além do autarca português, estes são os melhores autarcas do mundo:

  • Leila Mustapha, autarca de Raqqa, na Síria, pelos seus esforços para reconstruir a cidade após a ocupação pelo Estado Islâmico;
  • Mansur Yavas, autarca de Ancara, Turquia, pelos seus esforços e visão para construir uma metrópole equiparada às grandes capitais europeias e asiáticas;
  • Peter Kurz, autarca de Mannheim, Alemanha, pela estratégia de envolvimento e cooperação com outras cidades do mundo;
  • Matús Vallo, autarca de Bratislava, Eslováquia, pelo objetivo de transformar a capital eslovaca numa cidade verde e solidária;
  • François Decoster, autarca de Saint-Omer, França, pelas ações sociais em defesa da sua comunidade local;
  • Aldo D’Achille, autarca de San Bellino, Itália, por servir a sua pequena comunidade com dedicação e imaginação.
Ler Mais


Comentários
Loading...