Prepare a carteira: Vem aí um novo aumento dos combustíveis

Os preços dos combustíveis voltam a subir em força, na próxima semana, com os especialistas a prever que tanto o gasóleo como a gasolina registem novas subidas, depois de esta semana terem descido pela primeira vez no ano, 15 e 12 cêntimos respetivamente, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Fonte do setor adiantou à Multinews que “se a semana terminasse por aqui, o preço do gasóleo deveria aumentar cerca de 15 cêntimos por litro na segunda-feira, e o da gasolina 8 cêntimos”. No entanto, a expetativa é que as cotações dos produtos continuem a subir nos mercados internacionais – “sobretudo depois de a União Europeia (UE) anunciar que está a estudar um eventual embargo aos barris de petróleo da Rússia como forma de pressão sobre Moscovo.”

Os combustíveis já subiram 11 vezes e desceram apenas uma, desde o início do ano, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 34 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 25 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa mais 15 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 20 euros do que há doze semanas.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,840 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,919 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 10 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição do ranking europeu.

 



Comentários
Loading...