Posso ter gripe e Covid-19 ao mesmo tempo?

A época da grise sazonal está à porta e muitas são as dúvidas que surgem perante a chegada iminente de dias mais frios. Apesar de no, ano passado, a gripe ter passado mais despercebida devido à pandemia de Covid-19, o mesmo poderá não acontecer este ano – especialmente com o suavizar das restrições um pouco por todo o mundo.

Segundo o jornal ABC, a circulação mais ligeira da gripe em 2020 fez também com que a população estivesse menos exposta e, como consequência, a imunidade natural desceu. Por isso mesmo, este ano é mais provável que o contágio seja facilitado. Além disso, a História mostra que, depois de uma estação mais fraca de gripe, se segue outra mais forte.

Com a Covid-19 ainda presente no dia a dia – mesmo que de forma mais controlada –, teme-se que um aumento significativo nos casos de gripe sazonal possa impactar negativamente os hospitais, provocando colapsos nos cuidados de saúde.

Quem se deve vacinar?

De acordo com a mesma publicação espanhola, a recomendação de vacinação é universal, o que significa que todas as pessoas, de todas as idades, devem optar pela prevenção. Contudo, é uma opção especialmente recomendada para profissionais de saúde, maiores de 65 anos, mulheres grávidas e pessoas que façam parte de grupos de risco.

Quem faz parte dos grupos de risco?

Diabetes, obesidade, doença renal cónica, anemia e hemofilia, problemas de coagulação ou de hemorragia crónica são algumas das doenças consideradas como sendo de risco. Também se incluem neste grupo pessoas que recebem transfusões múltiplas, sem baço, com doença hepática crónica, alcoolismo crónico, doenças neuromusculares graves, imunodeprimidos, pessoas que fizerem um transplante, doentes oncológicos, celíacos ou pessoas com síndrome de Down ou demência, por exemplo.

Pessoas que trabalham com animais devem vacinar-se?

Sim. Pessoas que no seu trabalho estejam em contacto direto com aves domésticas, porcos, explorações de aves ou aves selvagens devem receber a vacina da gripe. O objetivo será reduzir a oportunidade de infeção concomitante de vírus humanos e animais. Desta forma, será reduzida também a possibilidade de recombinação ou troca genética entre vírus.

Podemos ficar infetados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo?

Depois de ouvir vários especialistas, o ABC diz que sim: a infeção simultânea é possível. Embora existam poucos estudos sobre o tema, os dados disponíveis sugerem que as consequências deste tipo de cenário serão piores do que se alguém for infetado só com um dos vírus de cada vez.

Podem ser administradas as duas vacinas de uma só vez?

Não há nada que sugira que a administração das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe sazonal não possa acontecer em simultâneo.

Como se podem proteger as pessoas que não querem ser vacinadas?

A vacina da gripe não é obrigatória, pelo que os cidadãos que não quiserem receber o fármaco mas, ainda assim, quiserem adotar medidas de prevenção podem: usar máscara em locais fechados e sem ventilação e, ainda, lavar as mãos com frequência.

A vacina contra a Covid-19 protege da gripe?

Não. Cada vacina tem o seu próprio propósito e a forma de prevenção mais eficaz será a dupla imunização. Além disso, apesar de alguns estudos mostrarem que as pessoas que se vacinam todos os anos apresentam um nível de proteção mais elevado, a verdade é que o vírus muda a cada inverno.

Ler Mais


Comentários
Loading...