Portugueses desenvolvem aplicação para daltónicos

Sabia que existem cerca de 350 milhões de daltónicos no mundo que sentem excluídos e dependentes da ajuda dos outros devido à sua condição? Foi para ajudar este grupo de pessoas que foi desenvolvida uma app gratuita que ajuda a identificar as cores dos objetos através da câmara do telemóvel.

O ColorADD é um código de um Sistema de Identificação das Cores e, com o apoio da Fundação Ageas, passa agora a estar integrado nesta app que ajuda daltónicos. Os criadores da ColorADD APP garantem que esta é fácil de usar e intuitiva, bastando o utilizador apontar a câmara do dispositivo para a superfície que pretende identificar e no topo do ecrã aparece o nome da cor, acompanhado do símbolo ColorADD correspondente. Permite também identificar a cor em imagens guardadas no telemóvel e oferece ainda a opção de inclusão de descrição audio da cor, a capacidade de poder referenciar mais do que uma cor em simultâneo e a possibilidade de partilhar a fotografia identificada, através de redes sociais ou email.

“Vivemos num mundo onde 90% da comunicação é feita através da cor. Estima-se que existam 350 milhões de daltónicos que, pela sua limitação, se sentem excluídos, discriminados e dependentes da ajuda de terceiros. São inúmeros os constrangimentos no seu dia a dia, quer em contexto social ou profissional, sempre que a cor é um fator racional de identificação, orientação e/ou escolha. 41% dos daltónicos tem dificuldade de integração social”, explicam os responsáveis pelo projeto em comunicado.

“Sinto que demos mais um passo na promoção de uma sociedade mais inclusiva pela cor. Esta é uma ferramenta que há muito queríamos oferecer aos daltónicos. Tem sido recorrente esse pedido e agora mais do que nunca sentimos ser de grande utilidade pois, nestes difíceis tempos que vivemos, em que o distanciamento social imposto pela pandemia COVID-19 dificulta o pedido de ajuda na identificação das cores, é particularmente importante aumentar a autonomia e a independência aquisitiva dos daltónicos”, diz Miguel Neiva, criador do ColorADD.

O desenvolvimento da aplicação foi realizado em parceria com a empresa de software Mindera e uma equipa experiente de gestores de produto, designers e programadores. A app é gratuita e pode ser descarregada em sistemas operativos IOS e Andoid.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...