Açores tem a população mais jovem e o Alentejo a mais envelhecida. Veja aqui a idade média na sua região

Em 2020, a idade média da população da União Europeia foi de 43,9 anos e, no que diz respeito à população portuguesa, só os arquipélagos dos Açores e da Madeira é que estão abaixo deste valor. De resto, todas as regiões portuguesas têm uma média de idades superior, segundo dados revelados pelo Eurostat.

Assim, enquanto a média de idades nos Açores e na Madeira se fixa em 40.2 e 43.2 anos, respectivamente, esta média já sobe para os 44.3 na Área Metropolitana de Lisboa, 44.8 no Algarve, 45.7 na região Norte, 47.4 no Centro e 47.7 no Alentejo. A idade média da população portuguesa no seu total é de 45.5 anos.

Olhando para a realidade europeia, a idade média tem vindo a subir, tendo aumentado cinco anos desde 2001, o primeiro ano em que começou a registar-se esta estatística. Nesse ano, a idade média na UE era de 38,4 anos.

“O indicador de idade média dá uma ideia do ritmo rápido a que a estrutura da população da UE está a mudar e pode identificar-se as regiões com maior risco de enfrentar os desafios do envelhecimento. Também pode revelar padrões migratórios (jovens a sair de uma região, por exemplo) ou baixas taxas de natalidade”, explica o Eurostat.

Em 2020, as regiões europeias mais jovens foram Mayotte, em França (17,7 anos). Seguiu-se outra região francesa, Guyane (26,1 anos) e a Ciudad Autónoma de Melilla, Espanha (34,4 anos).

As regiões mais envelhecidas do bloco foram Chemnitz, na Alemanha (52 anos) Ligúria, Itália (51,4 anos) e outras quatro regiões na Alemanha: Sachsen-Anhalt (51,2 anos), Brandenburg e Mecklenburg-Vorpommern (ambas com 50,5 anos) e Thüringen (50,3 anos).

Verifique na ferramenta do Eurostat como é que a sua idade se compara com a média da sua região:

Ler Mais


Comentários
Loading...