Polexit? Polónia não quer sair da UE, mas quer manter soberania

O líder do partido nacionalista que está no poder na Polónia disse hoje que o futuro do país está na União Europeia e que “não haverá Polexit”, mas que ao mesmo tempo o país deve permanecer sobreano.

Jaroslaw Kaczynski, em entrevista à agência de notícias estatal PAP, profere estas afirmações depois de na semana passada ter tecido duras críticas ao bloco, o que levou muitos políticos da oposição a acusar o Governo de tentar afastar o país da UE.

Alguns analistas políticos na Polónia, onde o apoio à manutenção do país na UE é muito alto, também temem que os comentários duros sobre Bruxelas possam deixar o país a caminho de deixar o bloco.

Mas Kaczynski garantiu que a Polónia não seguirá o exemplo do Reino Unido. “Não haverá Polexit. É uma invenção de propaganda que foi usada muitas vezes contra nós ”, disse o vice-primeiro-ministro. “Vemos inequivocamente o futuro da Polónia na União Europeia.”

A Polónia já acusou a UE de infringir sua soberania ao opor-se às reformas no sistema de justiça interno.

O líder do partido nacionalista defendeu em julho que Bruxelas está a levar a cabo uma revolução cultural para destruir as famílias tradicionais e a herança cristã do continente europeu.

Jaroslaw Kaczynski tem estado por detrás de várias leis e normas que reprimem os direitos dos homossexuais nos últimos anos na Polónia e que já motivaram várias ações por parte de Bruxelas. A União Europeia deve entretanto avançar com mais uma ação contra o país, devido a infrações aos direitos da comunidade LGBTQI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero, Queer e Intersexo).

Ler Mais


Comentários
Loading...