‘Polexit’: Milhares de polacos saíram à rua para defender permanência na UE

Mais de 100 mil polacos manifestaram-se neste domingo para defender a manutenção da Polónia na União Europeia depois de o Tribunal Constitucional do país ter decidiso que algumas leis da União Europeia estão em conflito com a constituição do país, num sério desafio ao bloco e elevando os receios de um “polexit”.

Políticos de toda a Europa expressaram consternação com a decisão do tribunal polaco, que agravou a tensão nas relações entre Bruxelas e Varsóvia.

De acordo com os organizadores, os protestos ocorreram em mais de 100 localidade polacas e em várias cidades estrangeiras, com cerca de 80 a 100 mil .

“Nós vamos ficar!” eram as palavras de ordem mais gritadas pelos manifestantes.

Donald Tusk, ex-presudente do Conselho Europeu e agora líder do principal partido da oposição Plataforma Cívica, disse que as políticas do partido Lei e Justiça (PiS), que está no governo, estão a colocar em risco o futuro da Polónia na Europa .

“Sabemos por que eles querem sair, para que possam violar as regras democráticas com impunidade”, disse, falando em frente ao Palácio Real de Varsóvia, cercado por milhares de manifestantes cercados de polícia.

Ler Mais


Comentários
Loading...