Ómicron: Medidas em Portugal têm “lógica” e “temos de manter a cabeça fria”, apela Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República apelou hoje à serenidade perante o aparecimento da nova variante Ómicron da Covid-19, que já tem 13 casos confirmados em Portugal e está já presente em vários países europeus.

“A própria médica que estudou esta nova variante veio dizer que os sintomas nuns aspetos são diferentes mas que são muito leves. Não são mais pesados, nem mais graves, nem mais fatais do que outras variantes”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Temos de manter a cabeça fria”, defendeu. “As medidas continuam a ter a sua lógica, entram em vigor no dia 1. Neste momento não temos dados que nos permitam dizer que é preciso tomar mais medidas”, sublinhou.

O Presidente da República adiantou ainda que vai manter a sua agenda inalterada nos próximos dias: “Tenho uma agenda relativamente calma e serena e com o controlo que permanente que vou fazendo, com três doses de vacina, com testes todos os dias. Não tenho razão para alterar”, disse o Presidente da República, depois de ter estado em Luanda, Angola, no fim-de-semana.

Um total de 33 casos da variante Ómicron, considerada de preocupação, foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Numa atualização epidemiológica publicada ao início da tarde, que tem por base dados facultados ao ECDC pelos Estados-membros da UE/EEE até às 12:30 (hora de Bruxelas, menos uma em Portugal), um total de “33 casos confirmados da variante de preocupação Ómicron foram comunicados por oito países”.

Além de Portugal, que já reporta 13 casos (quase metade), a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi detetada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC, que cita “informações de fontes públicas”, como autoridades de saúde.

*com agência Lusa.

 

 

Ler Mais


Comentários
Loading...