Rui Rio anuncia voto contra do PSD: “É um Orçamento que não tem uma estratégia de longo prazo”

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou hoje que vai propor à direção nacional o voto contra do partido no Orçamento do Estado para 2022. O anúncio foi feito à saída de uma audiência com o Presidente da República.

“É um Orçamento que não tem uma estratégia de longo prazo”, considerou Rui Rio, sublinhando que as negociações à esquerda fazem com que não se consiga uma “política orçamental sustentada.” O líder social-democrata considera que a política orçamental apresentada pelo Governo “não privilegia o apoio ao tecido produtivo, o apoio às empresas que é para haver mais empregos e melhores empregos.”

Rui Rio referiu-se ao problema da escalada dos preços dos combustíveis. “Qual é a resposta que este Orçamento tem à questão dos combustíveis? Rigorosamente nenhuma”, disse, depois de sublinhar que o principal fator é o peso elevado de impostos a que as tarifas estão sujeitas.

O social-democrata defendeu ainda que devia haver uma redução do IVA no setor da restauração, que foi “massacrado” durante a pandemia e a questão da TAP é outro dos pontos contestados pelo principal partido da oposição.

“Não estou a criticar as negociações à esquerda. Eles têm obrigação de negociar. Podem é não chegar a bom porto”, ressalvou. “Estou é a criticar o conteúdo dessas negociações.”

(em atualização)

Ler Mais


Comentários
Loading...