O ano novo chinês está a chegar. 2022 é o ano do Tigre

Sempre que se inicia um novo ciclo, há um animal diferente em destaque: este Ano Novo Chinês que começa para a semana é o Ano do Tigre, mais especificamente do Tigre de Água. Celebrado por quase dois mil milhões de pessoas em todo o mundo, mas particularmente na Ásia, o Ano Novo Lunar, ou Festival da Primavera, tem uma ligação de longa data com as fases da nossa lua.

Assim, trata-se de uma festividade que começa no dia a seguir à primeira lua nova do ano, que aparece geralmente entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. Este ano, ocorre no primeiro dia de fevereiro. Como festival, termina duas semanas depois com um espetáculo de lanternas, a coincidir com a data da próxima lua cheia, a 16 de fevereiro.

Mas o que tem este momento de tão especial e o que celebra este ano? Em regra, a astrologia chinesa acredita que os nascidos num determinado ano têm características muito particulares: assim, os do Ano do Tigre são encantadores, corajosos e competitivos. Mas sob o signo da água, o elemento predominante este 2022, os avisos são para que esse impulso de ação não se transforme em agressividade, aspeto presente tanto no signo do Tigre como na forma Yang do elemento água.

Tal como os horóscopos ocidentais, no zodíaco chinês cada ano corresponde a um signo animal, baseado na lua e com um ciclo de 12 anos. Mas para além do círculo de animais, saiba que existe também um ciclo de cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água – que, juntos criam um ciclo de 60 anos. Assim, o último Ano do Tigre de Água foi em 1962.

Depois do ano do Tigre, seguem-se o ano do Coelho (2023), do Dragão (2024), da Cobra (2025), do Cavalo (2026), Cabra (2027), Macaco (2028), Galo (2029), Cão (2030) Porco (2031), Rato (2032), Boi (2033) até que volta, novamente, ao Tigre (2034).



Comentários
Loading...