NATO liderada por Theresa May? “Uma excelente candidata”, diz ministro da Defesa britânico

Com a aproximação do fim do mandato de Jens Stoltenberg, enquanto secretário-geral da NATO, em 2022, adensam-se as especulações em torno do nome sucessor.

Já estarão inclusivamente em curso conversações no âmbito da aliança para decidir o próximo líder, tendo sido sugeridos vários candidatos britânicos.

Theresa May foi um dos nomes apontados por ministro da defesa britânico, Ben Wallace, em declarações à revista italiana ‘Formiche’.

“Theresa May foi uma primeira-ministra fantástica num momento muito difícil”, afirmou o governante. “Trabalhei para ela como ministra da segurança. Ela seria uma das excelentes candidatas”, defendeu, salvaguardando que o governo britânico ainda não decidiu quem vai apoiar.

A par do nome da antiga primeira-ministra britânica, surgiram especulações em torno de Lord Hague, o antigo secretário de negócios estrangeiros Tory e Lord Sedwill, que trabalhou anteriormente como secretário de gabinete.

Jens Stoltenberg é secretário-geral desde outubro de 2014 e o seu mandato foi recentemente prolongado até 30 de setembro de 2022, o que significa que a “corrida” para o substituir ainda agora está a começar.

As eleições para o cargo decorrem informalmente, por meio de discussões entre os Estados membros sobre os potenciais candidatos até que todos cheguem a um acordo sobre o candidato ideal.

Ler Mais




Comentários
Loading...