Monkeypox: OMS diz que surto na Europa está “a caminhar na direção certa” e que há “sinais encorajadores” de abrandamento na região

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta terça-feira que na região da Europa conta hoje com mais de 22 mil casos de varíola dos macacos, ou monkeypox, representando mais de um terço do total de casos confirmados a nível mundial.

Contudo, o Diretor Regional da OMS/Europa, Hans Kluge, aponta que “há sinais encorajadores” e de que a situação nesta região “está a caminhar na direção certa”, indicando que em países como França, Portugal, Espanha e Reino Unido “o surto poderá estar a abrandar”. Mas deixa um alerta: “Para podermos alcançar a eliminação na nossa região [Europa], temos de tomar medidas urgentes”.

O responsável anuncia que esta semana a OMS lançou dois documentos que fornecem orientações às autoridades de saúde dos vários Estados sobre as políticas públicas a adotar, sobre “os passos necessários para controlar e eventualmente eliminar a monkeypox” e sobre indicações relativamente à vacinação contra a doença.

Kluge salienta que a prioridade deverá ser, em primeiro lugar, controlar o surto e, posteriormente, “eliminar a infeção por monkeypox na região europeia”.

“Todos os países – quer registem atualmente casos ou não – precisam de implementar um conjunto combinado de intervenções” para se concretizar a eliminação da transmissão do vírus, frisa o responsável, recordando que “a monkeypox pode causar dores insuportáveis aos infetados” e que a doença “pode levar a complicações fatais”.

Sublinhando que campanhas de informação são essenciais para evitar comportamentos de risco, Kluge afirma que “os esforços de contacto e parcerias com a comunidade feitos por alguns governos, como Portugal, têm resultado em altos níveis de consciencialização sobre a monkeypox, levando as pessoas a tomarem precauções e a mudarem os seus comportamentos”.

Ler Mais



<
loading...
// Newsletter before author box publisher_show_newsletter_location( 'post_before_author', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Push-notification message publisher_print_push_notification_widget( 'post-bottom' ); // Before author box ads publisher_show_ad_location( 'post_before_author_box', array( 'container-class' => 'better-ads-post-before-author' ) ); // Author box if ( publisher_get_option( 'post_author_box' ) == 'show' ) { publisher_get_view( 'post', '_author' ); } // Newsletter before nex/prev publisher_show_newsletter_location( 'post_before_nextprev', array( 'custom-data' => array( 'style-type' => 'wide' ), 'show-error' => false, ) ); // Next/Prev posts link if ( publisher_get_option( 'post_next_prev' ) !== 'hide' ) { publisher_get_view( 'post', '_next_prev_post' ); } ?>
Comentários
Loading...