Ministério Público pede dois a três anos de pena de prisão efetiva para Armando Vara

O Ministério Público pediu dois a três anos de pena de prisão efetiva para Armando Vara na última sessão do julgamento de Armando Vara no âmbito da Operação Marquês, na qual se realizaram as alegações finais. O procurador considerou que o crime em causa – branqueamento de capitais – tem uma moldura penal de dois a três anos de prisão e, por isso, é esta a pena que pediu ao coletivo de juizes..

O antigo ministro socialista, mais uma vez, não prestou declarações perante o coletivo de juízes, nesta que foi a terceira sessão do julgamento, no Campus da Justiça, em Lisboa.

A decisão dos juizes ficou agendada para 13 de julho, às 9h30.

Armando Vara começou a ser julgado no passado dia 9, no âmbito de um processo autónomo pelo crime de branqueamento de capitais.

O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) estava acusado no processo Operação Marquês de crimes de corrupção, branqueamento e fraude fiscal qualificada, mas, por decisão instrutória do juiz Ivo Rosa, a 9 de maio, está agora a ser julgado em processo separado unicamente por um crime de branqueamento de capitais.

Vara, que se encontra a cumprir pena de prisão no caso Face Oculta, beneficiou de saída precária da cadeia, na véspera do início do julgamento deste processo autónomo da Operação Marquês.

Armando Vara está desde 16 de janeiro de 2019 a cumprir uma pena de cinco anos de prisão no âmbito do processo Face Oculta, tendo, em finais de março de 2019, o Tribunal de Aveiro aceitado descontar os três meses e sete dias de prisão domiciliária a que Armando Vara esteve sujeito, no âmbito do inquérito da Operação Marquês, aos cinco anos de cadeia, que está atualmente a cumprir.

No âmbito da Operação Marquês, Armando Vara cumpriu a obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica, de 9 de julho a 16 de outubro de 2015, totalizando três meses e sete dias o período em que esteve com medida de coação privativa da liberdade.

Ler Mais




Comentários
Loading...