Milhares de dispositivos em risco de perder hoje ligação à internet

Uma grande parte da Internet encontra-se protegida por ligações seguras e encriptadas, o que é mantido com recurso a certificados SSL. Mas há certificados que expiram esta quinta-feira e podem deixar milhares de dispositivos desconectados.

Como explica o site especializado Tuga Tech, estes certificados são emitidos por entidades credenciadas, que são responsáveis por criarem e manterem os seus próprios certificados e um dos exemplos é a Lets Encrypt.

“Esta entidade foi criada para permitir a emissão de certificados SSL gratuitos em massa – e foi também adotada por um vasto conjunto de fabricantes para integrarem estes certificados nos seus dispositivos”, explica o Tuga Tech.

Normalmente os certificados possuem uma validade de 20 a 25 anos e o o certificado de raiz IdentTrust DST Root CA X3 expira hoje, deixando sem acesso a ligações seguras centenas de dispositivos que ainda o usem.

Ou seja, como explica o site, alguns dispositivos mais antigos que não tenham recebido atualizações podem agora deixar de funcionar.



Comentários
Loading...