As autoridades de saúde francesas avisam que as máscaras de fabrico doméstico podem não ser tão eficazes na proteção contra as novas variantes do vírus Sars-Cov-2. De acordo com o jornal The Guardian, o comité científico refere especificamente a estirpe inglesa, bem como a brasileira e a sul-africana para alertar a população quanto ao perigo de uma maior disseminação quando estas máscaras são usadas como forma de proteção.
Assim, os especialistas que reuniram com o governo na passada segunda-feira sugere que França duplique a distância social, até agora recomendada, de 1 a 2 metros.
Citado pelo diário The Guardian, Daniel Camus, cientista do Instituto Pasteur, diz que “as máscaras de categoria 2 só conseguem filtrar 70% da carga viral, enquanto as de categoria 1, nomeadamente as cirúrgicas, têm uma capacidade de filtragem de 95%. Dado que estas novas variantes são mais transmissíveis, faz sentido usar máscaras de maior eficácia”.