Maiores de 40 anos vão poder agendar vacina ainda hoje

As pessoas com mais de 40 anos deverão poder agendar a vacina para a covid-19 nas próximas horas de hoje na plataforma disponibilizada pela DGS, avança o jornal Público. A plataforma de agendamento ainda tem os 43 anos como idade mínima para agendamento, mas o jornal avança que a idade vai baixar para os 40 anos ainda nesta segunda-feira.

O auto-agendamento para a faixa etária dos 30 anos deverá abrir a 20 de Junho, escreve também o jornal, confirmando o prazo que já ontem o comentador da SIC Marques Mendes tinha avançado.

O coordenador da `task force´ do plano de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, definiu no mês passado a meta de 8 de agosto para ter 70% da população portuguesa vacinada, mas salientou que o cumprimento desse objetivo depende do número de vacinas que forem chegando a Portugal. Com a aprovação da vacina da Janssen para maiores de 18 anos do sexo masculino, o coordenador falou de uma possível aceleração do plano de vacinação.

“É muito pouco provável que, com essa taxa de vacinação (70%), o vírus continue a persistir de forma endémica na população”, acabando “por morrer” porque não tem como se propagar na comunidade, afirmou Gouveia e Melo.

Recorde-se que mais de 44% da população portuguesa já recebeu pelo menos uma dose da vacina, estando 23% totalmente imunizada.





Comentários
Loading...