Lares: DGS antecipa vacinação de utentes e funcionários que já tiveram Covid-19

As vacinas em lares vão obedecer a novas regras: os utentes e funcionários que já tiveram covid-19 há mais de três meses vão ser já vacinados, ao contrário dos seis meses que têm de esperar os recuperados da doença na população em geral.

A medida excecional foi adoptada pela Direção Geral de Saúde e pela coordenação do processo de vacinação, como noticiou a RTP, como resposta aos recentes surtos em lares que afetaram utentes e funcionários. Existem nos lares portugueses ainda cerca de 8500 pessoas por vacinar.

A DGS confirmou hoje a existência de seis surtos ativos de covid-19 em lares e, no lar em Mafra em que a maioria dos utentes ficou infetada apesar de vacinados, já subiu para três o número de vítimas mortais decorrentes da infeção por covid-19.

Os surtos no país correspondem a 54 casos de covid-19, parte deles já recuperados.

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, exigiu hoje à DGS que dê uma explicação em relação aos lares onde os idosos não foram vacinados: “O que nós pedimos à DGS é que esclareça bem as questões para não haver silêncios e confusão. É necessário acalmar as populações não vacinadas que, neste caso, são frágeis. É preciso dar uma explicação concreta em relação aos lares que não foram vacinados e não deixar isso ao arbítrio das autoridades locais”, disse o presidente da UMP em declarações à agência Lusa.

Referindo que permanecem cerca de oito mil pessoas por vacinar nos lares, Manuel Lemos asseverou que a DGS precisa também de “sensibilizar os profissionais que trabalham com idosos e que não querem ser vacinados, explicando-lhes que desse direito e liberdade podem resultar consequências gravíssimas, incluindo a morte”.

Ainda assim, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma doença muito mais moderada”.

Ler Mais




Comentários
Loading...