Já se fabricam baterias com recarregamento de 5 minutos

O jornal britânico The Guardian noticia hoje que foram fabricadas, pela primeira vez, baterias que permitem um recarregamento rápido em apenas 5 minutos. Esta tecnologia representa um passo gigante para os carros elétricos, que assim podem tornar-se tão rápidos de carregar como o tradicional atestar do depósito de gasolina ou diesel.

Os veículos elétricos são uma componente vital dos planos de combate à crise climática, mas o carregamento elétrico é um obstáculo importante para alguns condutores, que receiam ficar sem bateria durante uma viagem ou ter de perder muito tempo em carregamentos. Estas novas baterias podem ser a solução que os consumidores esperam para adotar este tipo de veículos e estão a ser desenvolvidas numa empresa israelita, a StoreDot, para depois serem fabricadas pela Eve Energy, na China, em linhas de produção standard.

A StorDot já demonstrou o potencial desta bateria de carregamento ultrarrápido em smartphones, drones e scooters. Foram agora produzidas 1.000 unidades para dar a conhecer esta tecnologia à indústria automóvel e a outras empresas. Segundo o The Guardian, a Daimler, a BP, a Samsung e a TDK são algumas das empresas que já investiram na StoreDot, que foi nomeada Bloomberg New Energy Finance Pioneer em 2020.

Embora as baterias possam carregar integralmente em 5 minutos, o The Guardian refere que isto requer pontos de carregamento com mais potência do que os que temos hoje. Com a infraestrutura atual, a StoreDot planeia que os tais 5 minutos proporcionem cerca de 160 quilómetros de autonomia em 2025.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...