Hyundai Ioniq 5 oficialmente apresentado

Foi hoje apresentado o novo Ioniq 5, que pretende dar um novo reforço à estratégia de eletrificação da Hyundai. Com uma tecnologia de bateria de 800V que permite o carregamento ultrarrápido, este novo modelo é compatível com carregadores de 220 kW DC, permitindo carregar a bateria dos 10% aos 80% em 18 minutos. Até agora, a tecnologia de 800V estava apenas disponível em modelos de topo de gama de carros desportivos, como o Porsche Taycan.

Este é o primeiro modelo a ser lançado com a nova submarca para carros 100% elétricos da Hyunda e foi  desenvolvido sobre a nova plataforma específica E-GMP (Electric Global Modular Platform).

Estão disponíveis duas opções de bateria: 72.6kWh e 58kWh, ambas com tração traseira ou integral. A autonomia máxima anunciada é de cerca de 500 quilómetros. Os dois modelos de entrada de gama têm 170 cv ou 218 cv de potência, ambos com um binário máximo de 350 Nm. No caso da versão mais potente com tração integral, o Ioniq 5 inclui dois motores, sendo adicionado um ao eixo dianteiro, com uma potência de 235 cv, com um rendimento de 306 cv e 605 Nm de binário anunciados. Em todas as versões a velocidade máxima é de 185 km/h.

Uma novidade incluída no novo Ioniq 5 e ainda rara nos veículos elétricos é a inclusão do sistema Vehicle to Load (V2L) com uma fonte de alimentação de 110/220v que permite carregamento bidirecional. Isto significa que o carro tem a capacidade de carregar outros dispositivos de bateria, como portáteis ou telemóveis, além de lhe permitir agir como um mini gerador. 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...