EUA: Administração Biden vai propor a Putin a prorrogação por cinco anos do Tratado para a Redução de Armamento Nuclear

O conselheiro para a Segurança Nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, vai propor ao embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, uma prorrogação de cinco anos do tratado New START (Tratado para a Redução de Armamento Nuclear) que limita o número de armas nucleares estratégicas quer dos EUA, quer da Rússia, afirmaram dois altos funcionários da Casa Branca, sob anonimato, ao Washington Post.

Durante a conferência de imprensa que decorreu no dia de hoje, também o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, tocou nesta matéria e pediu aos EUA e à Rússia que prolonguem a vigência do tratado. “O mundo não merece ser colocado numa situação em que nenhuma destas duas potências tenha limites na produção de ogivas nucleares”, concluiu Stoltenberg, citado pela Reuters.

O New START caduca a 5 de fevereiro e é o último acordo existente que restringe as armas nucleares de EUA e Rússia. Assinado em 2010 pelo Presidente Barack Obama e pelo seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, limita os dois países a 1.550 ogivas nucleares instaladas, como explica o Washington Post.





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...