Encontro com Zelensky: Guterres chega já esta tarde a Kiev

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chega já esta tarde a Kiev, no âmbito do encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avança a ‘SIC’.

Segundo a estação, o responsável está a deslocar-se da Polónia para a capital ucraniana, onde deverá chegar às 18:30, hora local, 16:30 de Lisboa, prevendo-se uma declaração aos jornalistas ao final da tarde.

O encontro com Zelensky, previsto para esta quinta-feira, acontece depois de na terça-feira Guterres se ter reunido com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov.

No final do encontro de ontem, o responsável disse que vinha “a Moscovo como mensageiro da paz. Os meus objetivos e a minha agenda é estritamente salvar vidas e reduzir o sofrimento”, começou por referir em declarações aos jornalistas.

“Tive uma discussão muito amigável com o ministro Lavrov”, garantiu ainda Guterres. “É claro que há duas posições diferentes sobre o que se passa na Ucrânia”, acrescentou.

De acordo com a Federação Russa, disse, “o que está a acontecer é uma operação militar especial com os objetivos que foram anunciados. De acordo com a ONU, em linha com as resoluções aprovadas pela Assembleia Geral, a invasão da Ucrânia pela Rússia é uma violação da integridade territorial e contra a Carta das Nações Unidas”.

Guterres disse ainda estar “prontamente convicto de que quanto mais cedo resolvermos este conflito isso será melhor para o povo ucraniano, para o povo russo, e para os outros povos”.

“As Nações Unidas estão como sempre comprometidas com o cessar-fogo, que salvaguarde a segurança e integridade dos civis”, disse Guterres alertando para o “número elevado de mortes e para as condições degradantes de milhares de pessoas”.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas