Elon Musk diz que vai pagar mais impostos do que qualquer norte-americano na história (e pode ser verdade)

Elon Musk afirma que vai pagar o valor mais elevado de impostos de sempre este ano, alegando que será o norte-americano a pagar a mais alta conta fiscal da história dos Estados Unidos, escreve o Business Insider.

O CEO da Tesla pode ter de pagar impostos no valor de até 10 mil milhões de dólares este ano se exercer todas as opções sobre as ações da Tesla com vencimento em 2022, adiantam os cálculos da Bloomberg.

Musk afirmou que “pagará mais impostos do que qualquer americano na história este ano” em resposta a uma mensagem da sensadora Elizabeth Warren de que estava “a aproveitar-se de toda a gente”.

O empresário exerceu direito de opção sobre 15 milhões dos 22,9 milhões das ações da Tesla que lhe foram concedidas em 2012, e ainda tem 7,9 milhões em ações restantes antes de expirarem em agosto de 2022.

Muask deve pagar impostos sobre a diferença entre o valor do exercício de opção e o valor justo de mercado das ações e vendeu grande partes das ações da Tesla para cumprir a obrigação fiscal.

Como a Receita Federal não divulga publicamente informações fiscais de contribuintes, é difícil saber se Musk está de facto a pagar a maior cobrança fiscal da história.

Mesmo que Musk pagasse 10 mil milhões em impostos, seria apenas uma pequena parte da sua riqueza. O empresário que lidera o Índice de Bilionários da Bloomberg tem um património líquido avaliado em 255 mil milhões de dólares.

Uma investigação da ProPublica publicada em junho concluiu que o bilionário pagou 455 milhões de dólares em impostos de 2014 a 2018, embora a sua fortuna tenha aumentado em 13,9 mil milhões de dólares.

Ler Mais


Comentários
Loading...