Dois aviões estiveram muito perto de colidir em Paris após erro de torre de controlo

Uma confusão feita por uma controladora de tráfego aéreo no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, quase fez com que dois aviões colidissem no ano passado, revela hoje relatório da investigação ao incidente, avança a CNN.

O erro envolveu um Boeing 787 da United Airlines que vinha dos Estados Unidos e um Airbus A320 da EasyJet que se preparava para descolar rumo a Espanha, adianta o relatório da autoridade francesa de investigação de segurança aérea para a aviação civil.

A controladora aérea disse ao avião da United Airlines para aterrar na mesma pista onde estava o avião da EasyJet preparado para levantar voo.

A tripulação tentou confirmar a alteração da informação inicial sobre que pista usar, mas a controladora não verificou a resposta da tripulação e prosseguiu dizendo ao avião da EasyJet para se preparar para descolar da mesma pista.

Neste momento, o avião da United Airlines ainda estava alinhado para aterrar na pista inicial. A tripulação iniciou a manobra, mas quando verificou novamente, um outro aparelho estava a descolar.

A tripulação da EasyJet perguntou à controladora por que o avião da United Airlines estava a aterrar naquela pista e alertou sobre uma possível colisão.

Tanto a tripulação do EasyJet quanto a controladora disseram à tripulação da United Airlines para levantar novamente e os pilotos abortaram a operação de aterragem.

No momento em que os aviões se cruzaram, estavam separados por apenas 300 pés.

Ler Mais




Comentários
Loading...